UM BREVIÁRIO PARA O DIRETOR TEATRAL AS RELAÇÕES DIRETOR-ESPECTADOR SOB UMA PERSPECTIVA DE RECEPÇÃO

Autores

  • Cristóvão de Oliveira Universidade Estadual do Paraná - Faculdade de Artes do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2013v18n1p03-19

Resumo

Na corrente das novas teorias da cena contemporânea, pós-dramática, performativa, as relações que se estabelecem em torno do diretor teatral passam por uma reformulação ao serem repensadas enquanto papel hierárquico que adquiriu historicamente. Neste artigo, fazemos um sobrevoo sobre as transformações pelas quais o diretor teatral atravessou ao longo do Século XX até adquirir o status de autoridade da cena. A partir daí, busca-se refletir sobre qual seu lugar na atualidade diante da assertiva de que nosso fazer artístico se constrói em uma dimensão processual permeável, por onde somos atravessados por inúmeras inferências que revelam haver muito mais noções por trás do papel do diretor teatral do que seu status faz supor. Toda a análise é desenvolvida tomando como questão norteadora a perspectiva da Recepção Teatral já que, com o advento do espectador como elo fundamental nas relações teatrais, podemos verificar algumas rupturas que levaram o público a ser tratado de forma diferente daquela historicamente consagrada.

Palavras-chave: Diretor; Espectador; Cena Contemporânea; Recepção Teatral

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristóvão de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná - Faculdade de Artes do Paraná

Na corrente de novas teorias da cena contemporânea, pós-dramática, performativa, as relações que se estabelecem em torno do diretor teatral passam por uma reformulação ao serem repensadas enquanto papel hierárquico que adquiriu historicamente. Neste artigo, fazemos um sobrevoo sobre as transformações pelas quais o diretor teatral atravessou, especialmente ao longo do século XX até adquirir o status de autoridade da cena. A partir daí, busca-se refletir sobre qual seu lugar na atualidade diante da assertiva de que nosso fazer artístico se constrói em uma dimensão processual permeável, por onde somos atravessados por inúmeras inferências que revelam haver muito mais noções por trás do papel do diretor teatral do que seu status faz supor. Toda a análise é desenvolvida tomando como questão norteadora a perspectiva da Recepção Teatral já que, com o advento do espectador como elo fundamental nas relações teatrais, podemos verificar algumas rupturas que levaram o público a ser tratado de forma diferente daquela historicamente consagrada.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

Oliveira, C. de. (2013). UM BREVIÁRIO PARA O DIRETOR TEATRAL AS RELAÇÕES DIRETOR-ESPECTADOR SOB UMA PERSPECTIVA DE RECEPÇÃO. O Teatro Transcende, 18(1), 03–19. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2013v18n1p03-19