ATORES ANTROPÓFAGOS: PRÁTICA DE ENSAIO PARA UMA ATUAÇÃO POLIFÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2012v17n1p39-61Resumo
RESUMO
Observando o fato de que os atores frequentemente tem que fazer uso de diferentes técnicas de atuação numa mesma peça teatral, o autor desenvolveu uma pesquisa que levanta a hipótese de “atores antropófagos”, os quais “comem” as suas influências artísticas, incluindo o texto dramático, para utilizá-las na elaboração de seus papéis. Utilizando essa metáfora, uma estrutura conceitual composta por três métodos para abordar as cenas no ensaio é apresentada: Abordagem Ver, Abordagem Saborear e Abordagem Usar. A aplicação desses três métodos gerou uma prática de ensaio colaborativa que pode ser utilizada com atores para encenar um texto dramático. O objetivo dessa prática é facilitar o trabalho dos atores ao preparar suas performances, levando em conta as diferentes demandas apresentadas pelo texto e a forma de apresentar as cenas da peça para a platéia. Esse artigo faz a descrição e uma reflexão sobre o projeto de pesquisa desenvolvido.
Palavras-chave: Teatro. Processo de ensaio. Atuação. Direção.
ABSTRACT
Observing the fact that actors frequently have to make use of different acting techniques in the same play, the author developed a research that states the hypothesis of ‘anthropophagous actors’ who ‘eat’ their artistic influences, including the dramatic text, for using them when working on their roles. Utilising this metaphor, a conceptual framework comprising three approaches to acting in rehearsal is presented: a Seeing Approach, a Tasting Approach and a Using approach. The application of these three approaches generated a collaborative rehearsal practice that can be utilised to work with actors on a dramatic text. The goal of this practice is to facilitate actors in the preparation of their performances, taking into account the dissimilar demands presented by the text and how they are expected to deliver the scenes of the play to an audience. This article provides a description of, and a reflection upon, the research project developed.
Key words: Theatre. Rehearsal process. Acting. Directing.