RELAÇÕES EM CONFLITO: UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO TEATRAL NA COMUNIDADE

Autores

  • Marcia Pompeo Nogueira UDESC

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n2p43-62

Resumo

Este artigo apresenta a estrutura e os fundamentos metodológicos do FOFA – Núcleo de Formação de Facilitadores - um espaço que integra pessoas de dentro e fora da universidade que atuam e pesquisam sobre o teatro feito em contextos comunitários. Apresenta também uma investigação sobre formas de se entrar numa comunidade e de pesquisar sobre ela, como base para a realização de uma montagem teatral. Mais especificamente, apresenta uma interação concreta, que se deu em 2009 e 2010, entre os membros do FOFA e a comunidade da Tapera, em Florianópolis, que resultou na criação da peça Relações em Conflito. O processo de pesquisa sobre a comunidade é descrito, destacando a forma como os dados e as imagens da comunidade foram coletados e como este material evoluiu a ponto de resultar numa montagem teatral. Palavras-chave: Facilitador. Processo criativo. Teatro na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Pompeo Nogueira, UDESC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Drama - University Of Exeter (2002). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro na Comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro em comunidade, teatro para o desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2011-10-26

Como Citar

Nogueira, M. P. (2011). RELAÇÕES EM CONFLITO: UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO TEATRAL NA COMUNIDADE. O Teatro Transcende, 16(2), 43–62. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n2p43-62