AÇÃO POLÍTICA E AFIRMATIVA: DANÇA E CORPO NO DISCURSO EDUCACIONAL SUL-AFRICANO PÓS-APARTHEID

Autores

  • Ida Mara Freire UFSC

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n2p30-42

Resumo

Como parte de uma pesquisa acerca da contribuição da dança nos processos de reconciliação, o presente artigo apresenta uma leitura preliminar da dança no contexto educacional sul-africano pós-apartheid. Dois aspectos são enfatizados, primeiro, a dança como a ação política e, segundo, o corpo como comunicação. A dança como uma ação humana, mais que celebrar a diferença, afirma a alteridade do corpo que dança. Nota-se assim, a aproximação do corpo, a dança e o perdão. E a conclusão anuncia novos começos na educação. Palavras-chave: Dança. Corpo. Alteridade. Educação.

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Biografia do Autor

Ida Mara Freire, UFSC

Professora Associada na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação. Lider do Alteritas grupo de estudos e pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação. Diretora, coreógrafa e dançarina do Potlach Grupo de Dança. Escreve sobre os temas: alteridade, cegueira, dança e formação de professores. Autora do blog: www.escrevedance.blogspot.com/

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Como Citar

Freire, I. M. (2011). AÇÃO POLÍTICA E AFIRMATIVA: DANÇA E CORPO NO DISCURSO EDUCACIONAL SUL-AFRICANO PÓS-APARTHEID. O Teatro Transcende, 16(2), 30–42. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n2p30-42