RUPTURAS E PROCEDIMENTOS DA DANÇA PÓS-MODERNA

Autores

  • Zilá Muniz UDESC

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n2p63-80

Resumo

O artigo reflete sobre as questões que envolvem o movimento da dança pós-moderna, parte da vanguarda da década de 60 nos Estados Unidos. A influência dos procedimentos e métodos de composição de Merce Cunningham e Anna Halprin para este movimento. Como se deu a formação dos artistas que participaram e se auto denominaram pós-modernos. As técnicas e estruturas de composição advindas da música ensinadas por Robert Dunn no workshop de composição voltado para a dança. Caráter interdisciplinar nas obras de artistas da vanguarda que faz surgir novas organizações e articulações para a dança. Questões estruturais do movimento e da cena que modificaram a noção de dança assim como de arte para os pós-modernos. 

Palavras-chave: Vanguarda. Dança pós-moderna. Composição coreográfica.

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Biografia do Autor

Zilá Muniz, UDESC

Doutoranda em Teatro na UDESC. Mestre em Teatro pela UDESC (2004). Especialista em Dança Cênica pela UDESC (2000).  Diretora do Ronda Grupo Pesquisa a improvisação como Processo de Composição na Dança.  Contato:

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Como Citar

Muniz, Z. (2011). RUPTURAS E PROCEDIMENTOS DA DANÇA PÓS-MODERNA. O Teatro Transcende, 16(2), 63–80. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n2p63-80