SOBRE REQUISITOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR EM ARTES CÊNICAS: O ARTISTA COMO EMPREENDEDOR

Autores

  • Gláucio Machado Santos UFBA

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n2p03-14

Resumo

Este artigo busca provocar a reflexão acerca de novos conteúdos transdisciplinares para a formação em nível superior dos artistas cênicos no Brasil. Ele indica a necessidade de ampliação do escopo curricular nos bacharelados da área no sentido da incorporação de noções de gestão e administração. A observação analisa historicamente as interseções e as fronteiras entre a criação artística e a produção de espetáculos. O relato inclui descrições de períodos antigos, mas dá ênfase à realidade recente do mercado artístico teatral brasileiro. Entende-se a inserção dos cursos de interpretação e direção teatral na universidade como oportunidade de exercício pleno de transdisciplinaridade no que tange ao desenvolvimento de novos componentes curriculares. Por fim, o trabalho sugere que é necessário ultrapassar o paradigma de formação de “empregados” para alcançar o paradigma de formação de “empreendedores” nos bacharelados em Artes Cênicas no Brasil.

Palavras-chave: Ator. Bacharelado. Encenador. Mercado. Produção.

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Biografia do Autor

Gláucio Machado Santos, UFBA

Ator, produtor e encenador. Professor do quadro permanente do PPGAC-UFBA, lotado no Departamento de Técnicas do Espetáculo da Escola de Teatro da UFBA. Atua nas áreas de produção cultural, direção teatral e processos de ensino em Artes Cênicas.

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Como Citar

Santos, G. M. (2011). SOBRE REQUISITOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR EM ARTES CÊNICAS: O ARTISTA COMO EMPREENDEDOR. O Teatro Transcende, 16(2), 03–14. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n2p03-14