PROCESSOS DE CRIAÇÃO X IDENTIDADE CULTURAL: GRUPOS DE DANÇAS BRASILEIROS QUE EM CENA BRINCAM COM AS DANÇAS FOLCLÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n1p60-77Resumo
Atualmente há muitos coreógrafos que vêem a dança folclórica não somente como uma tradição transitória, mas também como uma forma de arte. Considerando isso, entende-se por cultura popular de acordo com a FUNARTE toda e qualquer manifestação artístico-cultural produzida, fruída, preservada e transformada pelos grupos sociais formadores da nação brasileira. O estudo caracteriza-se como sendo de campo com estudo de caso, buscando-se apresentar uma descrição de como os grupos de danças parafolclóricas do Brasil na atualidade recorrem a questão da identidade cultural em seu processo de criação coreográfica. Todo estudo foi orientado pelos seguintes objetivos: identificar as características pessoais dos praticantes dos grupos de Danças Populares; verificar como é que estes grupos concebem a questão da identidade no seu processo coreográfico; perceber como é que as coreografias são criadas pelos coreógrafos. Constatou-se que os trabalhos coreográficos apresentados pelos grupos pesquisados oscilam entre a resistência e a aceitação. Resistências por parte de pessoas que não vêem a dança folclórica passível a intervenções externas. E aceitação por parte de coreógrafos curiosos, e bailarinos que gostam de experimentar novas possibilidades, onde contradições, rupturas e novas tentativas são elementos aceitos e fundamentais no processo criativo, e que podem enfatizar a importância da legitimidade na construção de identidade. Palavras-chave: dança parafolclórica; identidade cultural; processo de criação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Souza, M. A. da C. (2011). PROCESSOS DE CRIAÇÃO X IDENTIDADE CULTURAL: GRUPOS DE DANÇAS BRASILEIROS QUE EM CENA BRINCAM COM AS DANÇAS FOLCLÓRICAS. O Teatro Transcende, 16(1), 60–77. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n1p60-77
Edição
Seção
Artigos