PREENCHER O VAZIO E RASGAR O CAOS: TEATRO COMO ALIMENTO PARA A ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/2236-6644.2009v15n15p9-15Resumo
Na escola pública, Fome e Invisibilidade são reconhecidos como elementos que saltam aos olhos. A Fome identificada nesses espaços não se refere à ausência de um único alimento. É fome de imagens, fome de afetividade, fome de aulas planejadas e bem preparadas, fome de reconhecimento, de socialização, de visibilidade, de descoberta, de prazer, de valorização, de materialidade, de tecnologia. E, sobretudo, fome de Arte, fome de Teatro. Sob esses aspectos dialogo com o pensamento de Michel Maffesoli, Tomaz Tadeu da Silva e Flávio Desgranges. O ensino de teatro na escola age como possibilidade de amenizar essa Fome, rasgar esse caos. O texto registra “imagens/alimento” que permeiam o percurso criador teatral desenvolvido com alunos da 4ª série de uma Escola Pública da periferia de Salvador (BA) no ano de 2007. Nas aulas de teatro, o referencial Identidade está presente na escolha das experiências instauradas com esses alunos. O registro do processo através de filmagens causa impacto no grupo formulando outras questões que redimensionam o fazer teatral.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Mendonça, C. S. (2009). PREENCHER O VAZIO E RASGAR O CAOS: TEATRO COMO ALIMENTO PARA A ESCOLA PÚBLICA. O Teatro Transcende, 15(15), 9–15. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2009v15n15p9-15
Edição
Seção
Artigos