ADOLESCENDO COREOGRAFICAMENTE

MÉTODO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR SOB UMA ABORDAGEM DO SENSÍVEL

Autores

  • Vanessa Bellani Lyra Centro Universitário Estacio
  • Eduarda Brisola

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2023v1n28p41-58

Resumo

A adolescência é um período ímpar na vida de todo ser humano e, devido à gama de interpretações que traz em si, torna-se difícil estabelecer características exclusivas dessa fase que muda de uma sociedade para outra e até mesmo entre indivíduos da mesma cultura. E, no intuito de apresentar uma proposta pedagógica tendo como base o Panóptico de Bentham, abordado na obra Vigiar e Punir (FOUCAULT, 1987), o objetivo geral do presente estudo foi compor um método de ensino interdisciplinar para adolescentes por meio da coreografia fundamentada sob uma abordagem do sensível. Para sua efetivação, ao longo do trabalho buscou-se expor a Dança Contemporânea como um caminho possível para a coreografia fundamentada sob uma abordagem do sensível. Neste contexto, apresentou-se a área de conhecimento da Filosofia como possibilidade de interdisciplinaridade e mediante os conhecimentos adquiridos, organizou-se a estrutura didática das aulas do método proposto a partir de um protocolo de ensino de Dança Contemporânea. A justificativa para o estudo está pautada na necessidade de repensar e sistematizar as informações a respeito da coreografia como método de ensino. Para isso, utilizou-se de pesquisa exploratória e descritiva, tendo como técnicas de coleta de dados, livros, artigos, teses e dissertações acerca da temática, disponíveis em via física ou eletrônica. Com base na pesquisa realizada conclui-se que a proposta apresentada se configura em potente e promissora tentativa de perceber, explanar e defender a coreografia como um método de ensino, em outras palavras, como um ato pedagógico possível de ser aplicado com adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-14