PERGUNTAR PARA DANÇAR

COMPOSIÇÕES ENTRE ARTE E CIÊNCIA

Autores

  • JUSSARA JANNING XAVIER Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)/Centro de Artes (CEART)/Professora

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2023v1n28p16-27

Resumo

O propósito do texto é chamar atenção à necessidade de olhar para as relações entre dança e ciência, de forma a discutir a cisão entre ambas, bem como, promover reflexões acerca das dicotomias que surgem neste âmbito: objetivo versus subjetivo, teoria versusprática, racionalidade versus imaginação. Deseja-se sugerir investigações que busquem considerar a complexidade envolvida no assunto, cujos termos envolvem e revelam traços mais paradoxais do que harmônicos. A autora informa sobre composições em dança efetuadas junto a saberes científicos, ou seja, que envolveram a colaboração entre artistas da dança e cientistas de várias áreas. Por fim, destaca a capacidade de imaginar, antes, de constituir um imaginário rico, como essencial ao desenvolvimento humano e, especialmente, para a efetuação de processos de pesquisa e estudos singulares nos diferentes campos de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JUSSARA JANNING XAVIER, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)/Centro de Artes (CEART)/Professora

Professora do Departamento de Artes Cênicas, leciona as disciplinas: técnicas corporais, técnicas de dança, metodologia do ensino da dança, montagem teatral, laboratório de composição.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

XAVIER, J. J. (2023). PERGUNTAR PARA DANÇAR: COMPOSIÇÕES ENTRE ARTE E CIÊNCIA. O Teatro Transcende, 1(28), 16–27. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2023v1n28p16-27