As experiências de um corpo em movência: elos metodológicos, de formação e processo de subjetivação em dança.

Autores

  • Rodrigo Andrade Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Renan de Vita Alves Brito

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p22-39

Resumo

Este artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso “Corpocasa: a dança antes do espetáculo”, que pretendeu, a partir da elaboração do conceito de corpocasa, problematizar a constituição do professor/artista/pesquisador. O método foi desenvolvido com base na análise auto-etnográfica do autor, a partir do seu processo de formação em dança em espaços não formais e dos atravessamentos de sua licenciatura em dança na Universidade Regional de Blumenau- FURB. Os recortes trazidos pelos autores perpassam por analisadores do campo do sujeito; seus processos de subjetivação, singularização e atravessamentos. Discute-se sobre ensino, aprendizagem, conceito, metodologia e caminhos possíveis para compreensão mais ampla da dança como área de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Andrade, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Licenciado em Dança pela Universidade Regional de Blumenau- FURB, Pós-graduando em Linguagem e Poética da Dança (FURB), professor/artista/pesquisador das artes do corpo com foco em processos de criação e pesquisa de movimento em dança contemporânea. Integrante do Grupo de Pesquisa Arte, Estética na Educação (GPAEE-FURB).

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

Andrade, R., & Brito, R. de V. A. (2021). As experiências de um corpo em movência: elos metodológicos, de formação e processo de subjetivação em dança. O Teatro Transcende, 26(1), 22–39. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p22-39