A/r/tografia como processo de percepção de si na constituição enquanto artista-professor-pesquisador em Danças de Salão na contemporaneidade.

Autores

  • Abner Sanlay Cypriano Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Caroline Carvalho Universidade Regional de Blumenau (FURB), Centro de Ciências da Educação Artes e Letras (CCEAL), Departamento de Artes.

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p88-99

Resumo

À luz de questionamentos de como se constitui um artista-professor-pesquisador, discute-se como os processos de pesquisa a/r/tográfica movem percepções nas dimensões artista-professor-pesquisador em Danças de Salão na contemporaneidade. Um caminhar para si que possibilita, a posteriori, perceber os entrecruzamentos entre essas dimensões bem como pontos de tensionamento que causam processos transicionais entre formas de perceber a experiência da Dança em devir ou após seu ato. Para tal, apresenta-se três obras constituídas durante a graduação em Dança que dialogam com processos de subjetivação do acadêmico. Este opta por uma escrita autobiográfica na tecitura de suas experiências com autores como Fuganti, Bondía, Josso, Dias, Carvalho, entre outros. Também se apresenta o processo de constituição das obras utilizadas na sua monografia de graduação em Dança, em que opta por mergulhar na relação entre marcas e costuras que a experiência deixa em si, revisitando sua infância para que sirva como disparador para essa produção artística. Concluindo-se que este processo de organização de uma pesquisa a/r/tográfica contribui para o reconhecimento de como estes processos se dão de forma imbricada com as experiências vividas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abner Sanlay Cypriano, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Abner Sanlay Cypriano é Pós-graduando na Especialização Linguagem e Poética na Dança FFM/FURB. Graduado em Licenciatura em Dança pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Pesquisador do grupo de pesquisa de Arte e Estética na Educação, do mestrado e doutorado em Educação PPGE da FURB. E-mail: abner.cypriano@gmail.com

Caroline Carvalho, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Centro de Ciências da Educação Artes e Letras (CCEAL), Departamento de Artes.

Caroline Carvalho (FURB) é Doutoranda em Educação pela UFPR. Mestre em Educação pela UNIVALI. Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Teatro pela FURB. Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro da FURB. Pesquisadora do grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da FURB. Integrante da Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR. Escritora de literatura para a infância com quatro títulos publicados e duas premiações.

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

Cypriano, A. S., & Carvalho, C. (2021). A/r/tografia como processo de percepção de si na constituição enquanto artista-professor-pesquisador em Danças de Salão na contemporaneidade. O Teatro Transcende, 26(1), 88–99. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p88-99