O PROFESSOR-ARTISTA NA DANÇA: CONCEPÇÕES E REFLEXÕES QUANTO SEUS ATRAVESSAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p54-71

Resumo

O presente artigo é concebido a partir de um trabalho de conclusão de curso, no qual ao olhar para a trajetória da pesquisadora, para a poética de sua dança que extrapola o gesto mecânico e se transforma em ação sensível, identifica-se o sentido e a importância do conceito professor/artista. Diante disso, busca-se a compreensão e reflexão das transversalidades deste binômio, buscando tecer relações investigativas com as experiências vividas enquanto artista, docente e discente em dança. Nesse sentido, foi vislumbrado que o processo de pesquisa deveria estar conectado com as memórias da pesquisadora e com as vozes de pessoas que foram fundamentais à sua formação. Para tanto, entrevistas semiestruturadas foram desenvolvidas com o intuito de ampliar a compreensão da temática em questão. Foram entrevistados individualmente mães de alunos de dança, direção da escola onde atua e professores de dança que perpassaram em sua trajetória. Os resultados da pesquisa foram apresentados em 5 categorias cruzando as vozes dos participantes do estudo com a literatura estudada. A escrita do trabalho aconteceu nas perspectivas da Pesquisa Baseada em Arte e da A/r/tografia, fazendo o uso do próprio trabalho artístico da investigadora para refletir sobre vivências e experiências, tecendo e construindo relações através do estudo sobre o professor-artista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Aparecida Kremer, FURB-Universidade Regional de Blumenau

Formanda do curso de Licenciatura em Dança da FURB (2021) e Pós-graduanda em Linguagem e Poética na Dança pela FURB e pela Fundação Fritz Müller de Blumenau-SC. Atualmente é bailarina do Grupo de Danças Alemãs da universidade, sendo também professora e pesquisadora de Dança para o público infantil em Gaspar/SC.

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

Kremer, L. A., & Souza, M. A. da C. (2021). O PROFESSOR-ARTISTA NA DANÇA: CONCEPÇÕES E REFLEXÕES QUANTO SEUS ATRAVESSAMENTOS. O Teatro Transcende, 26(1), 54–71. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p54-71