DANÇAR NA ESCOLA EM TEMPO PANDÊMICO: O QUE DIZEM E SENTEM OS ADOLESCENTES

Autores

  • Roberta Prado Guimarães Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Carla Carvalho Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p100-116

Resumo

Esta pesquisa tem como tema um processo de criação em dança na escola. O objetivo geral é compreender um processo de criação em dança na escola em tempo de pandemia. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, numa perspectiva A/r/tográfica. Por se tratar de um processo artístico de criação na escola, insere-se em uma Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA). A proposição da pesquisa é desenvolver uma proposta criativa a partir dos conteúdos específicos da dança na relação com dimensões da educação numa perspectiva crítica diante do tempo em que vivemos. Para geração de dados foram realizados: a) questionário no Google Forms para identificar o perfil dos estudantes envolvidos na pesquisa; b) diário de bordo: para analisar registros dos estudantes e da professora sobre o processo criativo; c) vídeos e fotografias: gerados no processo para identificar aspectos relevantes no processo de criar em dança. Os resultados indicam questões percebidas pelos adolescentes em processo de criação em dança no tempo pandêmico bem como a compreensão dos conteúdos na área da dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Prado Guimarães, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Artista da Dança, Licenciada em Normal Superior - Licenciatura para o Ensino Fundamental, pela Faculadade Avantis, Balneário Camboriú.  Graduanda da Licenciatura em Dança, na FURB, em Blumenau.

Carla Carvalho, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Dra. Educação pela UFPR - Universidade Federal do Paraná.  Professora do departamento de Arte e do Programa de Pós-graduação em Educação FURB. Líder do GP Arte e Estética na Educação.

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

Guimarães, R. P., & Carvalho, C. (2021). DANÇAR NA ESCOLA EM TEMPO PANDÊMICO: O QUE DIZEM E SENTEM OS ADOLESCENTES. O Teatro Transcende, 26(1), 100–116. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p100-116