O ENSINO DA DANÇA JAZZ EM BRUSQUE – SC: HISTÓRIAS DE UMA HISTÓRIA

Autores

  • Maria Carolina Cavaco Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Marco Aurélio da Cruz Souza

DOI:

https://doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p159-172

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento dos atores (sujeitos e espaços formativos) responsáveis pela construção da história do jazz na cidade Brusque (SC) entre os anos 1980 à 2020. Como metodologia procurou-se ouvir por meio de entrevistas semiestruturadas os 8 profissionais mapeados que trabalham com o jazz e diretores dos studios de dança da cidade. Estes relatarem suas vivencias e experiencias com a dança jazz e os espaços pelos quais passaram. Buscamos desenvolver um cruzamento de saberes vividos dos participantes, para permitir distintas reflexões e revelar novos conhecimentos. Para melhor compreensão dos dados coletados, foram criadas categorias de análises que são: espaços para realização da dança jazz, profissionais que trabalham com a dança jazz e metodologias utilizadas. Contar histórias de studios e professores de dança, como cada entrevistado ministra e organiza suas aulas, e como fazem sua formação continuada e como o jazz evoluiu na cidade foi um desafio, pois, percebemos que uma das histórias se interligam umas nas outras, formando 3 gerações de bailarinos e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

Cavaco, M. C., & Souza, M. A. da C. (2021). O ENSINO DA DANÇA JAZZ EM BRUSQUE – SC: HISTÓRIAS DE UMA HISTÓRIA. O Teatro Transcende, 26(1), 159–172. https://doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p159-172