LITERATURA ORAL: AS PARLENDAS E O LÚDICO NA ESCOLA

Auteurs-es

  • Mariana Schuchter Soares Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Tatiane Abrantes da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2009v3n1p31%20-%2043

Mots-clés :

Literatura Oral. Educação. Ludicidade. Cultura Brasileira.

Résumé

Este estudo propõe, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar as especificidades das parlendas, literatura oral considerada antes como poesia-brincadeira, por ter como público principal o universo infantil. Objetiva-se, ainda, analisar as mudanças, inerentes ao tempo e às colaborações populares, sofridas por estes textos, e a utilização desse gênero textual pelo professor, sem que seja esquecido o lado lúdico dos poemas, a fim de que se possa desenvolver as competências dos alunos e resgatar valores imêmores na sociedade. Dessa forma, e mais uma vez, a literatura se mostra como precursora do folclore e da identidade cultural do país.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Mariana Schuchter Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Cursando segunda habilitação em Língua Inglesa, pela UFJF.

Autora de dois livros aprovados pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, sendo um publicado (intitulado Diário de Karoline) e outro sendo editado (intitulado P-47).

Tatiane Abrantes da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras, habilitação em Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Cursando segunda habilitação em língua portuguesa pela UFJF.

Téléchargements

Publié-e

2010-05-29

Comment citer

Soares, M. S., & da Silva, T. A. (2010). LITERATURA ORAL: AS PARLENDAS E O LÚDICO NA ESCOLA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 3(1), 31–43. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2009v3n1p31 - 43

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.