RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Franciele da Cruz Universidade Federal do Paraná - UFPR (egressa do Curso de Letras- Português)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p303-323

Palabras clave:

rodas e leitura, sentidos, formação docente

Resumen

Este estudo contempla relato e reflexão acerca de experiência de Rodas de Leitura implementada por bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) junto à Escola Estadual de 1. Grau Manoel Ribas (Curitiba- PR), no ano de 2014), por alunos da Universidade. As Rodas consistem em programa de incentivo à leitura, criado em Curitiba, pelo Programa Curitiba Lê, o qual engloba outras ações, todas com a finalidade maior de formação de leitores. Essa prática tem como um de seus principais vetores o acolhimento das diferentes leituras de participantes da comunidade em geral, não necessariamente com história de leitura consolidada. O deslocamento, para o contexto escolar, produziu o diferencial da continuidade, na medida em que esteve dirigida a um mesmo público, variável esta que possibilitou aos bolsistas mensurarem o processo da formação de leitores no intervalo de um ano e, sobretudo, refletir acerca do modo como os sentidos foram se estabelecendo. Como sustentação da prática metodológica, lançou-se mão de referenciais teóricos assinados por Eliana Yunnes, precursora das Rodas de Leitura, e de Eni Orlandi, teórica que trouxe a Análise do Discurso de orientação francesa para o Brasil, teoria esta que discute, centralmente, aspectos relacionados à interpretação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Dra. em letras, adscrita ao Departamento de Linguística e Literatura da Universidade Federal do paraná (UFPR), onde atua também no Programa de Pós-Graduação em Letras. É vice-coordenadora do grupo interinstitucional de pesquisa "Estudos do Texto e do Discurso: entrelaçamentos teóricos e analíticos".

Endereço: R. Mal. Hermes, 153, CEP 80530-230 Curitiba (PR)

Franciele da Cruz, Universidade Federal do Paraná - UFPR (egressa do Curso de Letras- Português)

Formada em Letras-Português pela UFPR, foi bolsista de Iniciação à Docência pelo PIBID-CAPES durante 3 anos. Atualmente atua com vínculo de trabalho no Programka Curitiba L~e, da Prefeitura de Curitiba (PR).

Publicado

2017-06-17

Cómo citar

Rasia, G. de L. dos S., & Cruz, F. da. (2017). RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 11(1), 303–323. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p303-323

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.