UM OLHAR SEMÂNTICO SOBRE O CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Ednaldo Tartaglia Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP
  • Maria do S. D. Loura Jorrin UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p091-111

Palabras clave:

Língua portuguesa, Semântica, Livro didático, Educação.

Resumen

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo verificar como ou se os estudos semânticos estão sendo inseridos nos materiais didáticos do Ensino Médio propostos para as escolas públicas brasileiras. O nosso corpus de estudo foi o livro Português: volume único (MAIA, 2005) e as coleções Língua Portuguesa: Linguagem e Interação (FARACO et al., 2010) e Português Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2010), todos distribuídos pelo Ministério da Educação - MEC. Com a análise dos materiais, observamos que alguns autores têm resistência em utilizar e incluir em suas obras os estudos dos significados ou a palavra semântica, em contrapartida, encontramos autores que tiveram tal preocupação na organização dos materiais didáticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ednaldo Tartaglia Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP

É doutorando no Program de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. É Professor na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Campus Santana. Participa do Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais - GELLSO - UNIR e do Grupo de Estudos Foucaultiano - GEF - UEM.

Maria do S. D. Loura Jorrin, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

Possui Doutorado em Educação Escolar - UNESP - Araraquara. É Professora na Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Participa do Grupo de Estudos Integrados sobre a Aquisição da Linguagem - GEAL e do Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais – GELLSO – UNIR

Publicado

2016-04-26

Cómo citar

Santos, E. T., & Jorrin, M. do S. D. L. (2016). UM OLHAR SEMÂNTICO SOBRE O CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 10(1), 091–111. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p091-111

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.