“SOMOS AS SUPER DRAGS E VIEMOS DAR... O CLOSE CERTO!": UMA ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DISCURSIVOS LGBTQIA+ NA ANIMAÇÃO SERIADA SUPER DRAGS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n3p021-042

Palabras clave:

Ficção Seriada. Animação, Netflix, Análise do Discurso, Super Drags.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo central analisar discursivamente os enunciados do discurso LGBTQIA+ no primeiro episódio, intitulado Hora do Lipsync, da primeira temporada da série Super Drags, produzida e distribuída pela plataforma Netflix no ano de 2018. Precedendo a apresentação do aparato teórico-metodológico de análise fundamentalizado na Análise do Discurso (AD) e levando em consideração que nosso objeto de estudo se configura como um produto cultural audiovisual seriado cuja linguagem explorada é a animação e se encontra disponibilizado em uma plataforma de streaming, a reflexão teórica se ancora sobre tais domínios. Como resultados, destaca-se principalmente o teor de resistência e de representatividade que permeiam as escolhas narrativas e discursivas nos enunciados LGBTQIA+ de Super Drags de modo a incitar visibilidade a tal comunidade e discutibilidade de suas pautas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudinei Lopes Junior, Universidade de São Paulo

Mestrando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2021). Mestre em Média e Sociedade (2019) pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e graduado em Comunicação Organizacional (2020) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Participou da mobilidade acadêmica a fim de obter dupla diplomação numa instituição de ensino superior de Portugal (2018/2019). Experiência como professor de língua estrangeira. Tem interesse em pesquisa na área de Comunicação, com ênfase nos assuntos referentes à imagem e narrativas (Fotografia, Cinema, Televisão, Animação e Publicidade), Antropologia, Consumo, Estudos de Gênero, Estudos Feministas, Estudos Queer e Estudos Decoloniais. É membro do GELiDis - Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (ECA-SP). Também é co-fundador da Cacto Comunicação - Empresa Júnior de Consultoria em Comunicação e Marketing da UTFPR e exerceu a função de diretor de Gestão de Pessoas na EJ no período de 2017/2018.

Carolina Fernandes da Silva Mandaji, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo - pela Universidade Federal do Maranhão. Cursou Cinema no Centro Europeu em 2018. Professora Associada do Curso de Comunicação Organizacional do Departamento de Linguagem e Comunicação (DALIC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Tem experiência na área de Comunicação (com ênfase em Audiovisual, Televisão, Gêneros Midiáticos) e desenvolve projetos em Sociossemiótica e Audiovisual no Grupo de Pesquisa LAPPIS (Laboratório de Pesquisa e Produção em Imagem e Som), da UTFPR.

Publicado

2022-12-21

Cómo citar

Junior, C. L., & da Silva Mandaji, C. F. (2022). “SOMOS AS SUPER DRAGS E VIEMOS DAR. O CLOSE CERTO!": UMA ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DISCURSIVOS LGBTQIA+ NA ANIMAÇÃO SERIADA SUPER DRAGS. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 16(3), 021–042. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n3p021-042

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.