ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p133-149

Keywords:

artes, Sensibilidade, Educação Infantil

Abstract

A presente pesquisa do tipo estado da arte buscou responder a seguinte questão: o que as pesquisas apontam sobre a relação entre ensino, arte e sensibilidade, na educação infantil, a partir da produção acadêmica brasileira? Tendo como objetivo específico apresentar e discutir as temáticas abordadas. Assim foi realizada uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando três descritores: Arte, Sensibilidade e Educação. Após serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foi realizada a análise dos resumos. Os resultados apontam um crescimento quantitativo das pesquisas, bem como a sua concentração nas regiões sul e sudeste do país. No que se refere às temáticas, observa-se que as pesquisas levantam as discussões sobre caminhos e possibilidades de realização de atividades que envolvam música, dança, pintura e visita a museus como meio de desenvolver a sensibilidades das crianças. Ademais, apresenta-se possibilidades de inserir a arte contemporânea nessas atividades, resultando em 120 referências que após a aplicação dos critérios de inclusão restaram 42 para análise. Aplicando o segundo critério, a saber: níveis de ensino, foram encontradas 10 pesquisas correspondentes a Educação Infantil. Essas pesquisas são o escopo final de análise. Assim foi possível identificar que a maioria das pesquisas encontradas apresentam discussões referentes ao desenvolvimento infantil e como o ensino da arte contribui para que esse desenvolvimento ocorra.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diego Andrade de Jesus Lelis, Pontifícia Universidade Católica do Paraná : Curitiba , PR , BR


Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR (2014) e em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino-ISTA. (2016). Possui Especialização em Tutoria em Educação a Distância e EJA. Em Educação Especial e Ensino Religioso, e em Geografia, História e Sustentabilidade. Está Mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Complexidade-GEPEACOM na mesma instituição e Bacharelando em Teologia pelo Studium Theologicum de Curitiba-PR.

Daniela Gureski Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná : Curitiba , PR , BR

Doutoranda e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná na linha teoria e prática pedagógica na formação de professores. Especialista em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores e sustentáveis(UFPR, 2015), e em Educação Infantil (UNINTER) e Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado pela UFPR. Membro do Grupo de pesquisa: Educação, Meio Ambiente e Sociedade - Universidade Federal do Paraná. e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade (PUCPR). Atua no assessoramento pedagógico de escolas com foco na formação continuada de professores, escrita de materiais pedagógico na Educação Infantil e ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Complexidade, Educação Infantil, Educação Ambiental,Formação docente e Prática pedagógica.

Daniele Saheb Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná


Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Membro do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Educação, Meio Ambiente e Sociedade - Universidade Federal do Paraná. DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006), MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008).

Published

2022-07-15

How to Cite

Andrade de Jesus Lelis, D., Gureski Rodrigues, D., & Saheb Pedroso, D. (2022). ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 16(1), 133–149. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p133-149