IMAGEM AMADORA NO TELEJORNALISMO EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL

Authors

  • Fábio Bitencourt Cadorin Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n2p260-274

Keywords:

imagem amadora. telejornalismo. TV digital. cultura digital

Abstract

Este artigo investiga se a relevância do valor-notícia visualidade, no telejornalismo, sofre impacto com a implantação da TV digital. É uma síntese da tese de doutorado deste autor, intitulada “Imagem amadora no telejornalismo em tempos de cultura digital: implicações sobre o valor-notícia visualidade, na perspectiva de editores-chefes de telejornais de abrangência estadual de Santa Catarina”. A pesquisa parte do pressuposto de que a realidade é um fenômeno em construção. Paradigmas construcionistas, portanto, norteiam o estudo. Dentre as teorias do jornalismo, utiliza-se o Newsmaking por abarcar conceitos fundamentais à investigação, a começar pelo valor-notícia. A opção também se dá pelo fato de a pesquisa se desenvolver na perspectiva dos emissores. O referencial bibliográfico prioriza a abordagem de aspectos relacionados à cultura digital. Analisa-se o processo de transição do analógico para o digital e como essa mudança afeta as mídias, sobretudo, a televisão. Percebe-se que a produção de imagens que alcançam ampla circulação já extrapola os limites dos veículos de comunicação de massa tradicionais. Neste contexto, inserem-se as imagens amadoras. Enfatiza-se, então, o papel do olhar amador na construção da notícia. Como técnica de pesquisa de campo, realizam-se entrevistas em profundidade com editores-chefes de telejornais de abrangência estadual de Santa Catarina. Emprega-se uma análise de conteúdo para o tratamento do corpus. Os resultados sugerem que a relevância do valor-notícia visualidade, no telejornalismo, não sofre impacto com a implantação da TV digital, mas tem a ver com o ingresso na cultura digital. Os dados também apontam para o fortalecimento do jornalismo participativo e da audiência como coautora da produção noticiosa de televisão, uma vez que a imagem amadora assume relevância além de sua utilidade como cobertura da zona de sombra do jornalismo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fábio Bitencourt Cadorin, Universidade Veiga de Almeida

Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Possui Mestrado e Doutorado em Ciências da Linguagem, também pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Atualmente, é professor nos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida.

Published

2016-09-16

How to Cite

Cadorin, F. B. (2016). IMAGEM AMADORA NO TELEJORNALISMO EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 10(2), 260–274. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n2p260-274

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.