A NOSTALGIA COMO REFÚGIO DE UM PRESENTE DECADENTE EM O JARDIM DAS CEREJEIRAS DE TCHEKHOV
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p242-256Keywords:
O Jardim das Cerejeiras, Nostalgia, Renúncia, Realismo, o gênero dramáticoAbstract
O presente trabalho tem por objetivo destacar a composição temática e formal da Comédia O Jardim das Cerejeiras de Tchekhov. Inicialmente nos situamos quanto ao contexto histórico da Rússia no final do século XIX, momento social de transformações e marcado por um deslocamento abrupto do indivíduo, que não mais reconhece o lugar onde está social e psicologicamente, mantendo-o em completa inação e distante das relações intersubjetivas, isto é, entregue num estado de renúncia e nostalgia. Logo após, propõe-se a identificação do tipo de realismo que permeia a construção dramática da obra, compreendendo o jogo irônico de Tchekhov para a representação do contexto sócio-histórico vigente em sua época, que assinala sua produção e contribui para a crise formal do drama moderno. O trabalho analisa como o sentimento nostálgico de uma família aristocrática em decadência que, funciona como temática da peça, se precipita e determina a forma desta Comédia: a renúncia ao diálogo e ao presente, bem como, a inação predominante na construção das personagens. Deste modo, por se caracterizar como uma pesquisa bibliográfica, nos baseamos nos pressupostos teóricos de Szondi (2001/2011), Lima (2010), Bornheim (2007), Sachs (2011), Gonçalves (2011), dentre outros.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.