O (DES)ACESSO DISCURSIVO NA CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DO JOVEM PELA MÍDIA

Autores

  • Gênesson Johnny Lima Santos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Tiago Alves Nunes Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista Universidade Federal da Bahia Doutora em Linguística pela Unicamp. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais (DGP/CNPq)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n3p685-703

Resumo

Objetivamos, com o presente trabalho, investigar os processos discursivos envolvidos na construção da representação do jovem, em contexto de violência, pela mídia jornalística. Para tanto, utilizaremos o acesso discursivo como categoria analítica, isto é, como vetor de representação. O corpus provém de textos jornalísticos publicadas nos periódicos colombianos La república, El Espacio, El Colombiano e El mundo em suas versões eletrônicas. Como base teórica, recorremos aos trabalhos de Van Dijk (2008, 2009), em relação aos Estudos Críticos do Discurso; Moscovici (2009), no que diz respeito à Teoria da Representação Social; e Falcone (2005), no que concerne à categoria analítica, ou seja, o acesso discursivo. 

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Biografia do Autor

Gênesson Johnny Lima Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrando em Linguística junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFC. Bolsista do CNPq e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais (Geala), vinculado ao DGP/CNPq.

Tiago Alves Nunes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrando em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFC. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais (Geala), vinculado ao DGP/CNPq.

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Publicado

10-01-2018

Como Citar

Lima Santos, G. J., Alves Nunes, T., & Baptista, L. M. T. R. (2018). O (DES)ACESSO DISCURSIVO NA CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DO JOVEM PELA MÍDIA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 11(3), 672–690. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n3p685-703

Edição

Seção

Artigos