ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO VISUAL DA CAPA DO LIVRO TERRITÓRIO LOVECRAFT E SUAS RELAÇÕES TRANSTEXTUAIS

Autores

Resumo

Este trabalho propõe uma análise da capa do livro Território Lovecraft, de Matt Ruff, publicado em 2020 pela editora Intrínseca. O objetivo é discutir de que forma a composição visual dessa capa produz efeitos de sentido ao evocar aspectos tanto das narrativas de terror quanto da crítica ao racismo. Para isso, faz-se um estudo teórico sobre as noções de transtextualidade e de paratexto, e retomam-se conceitos da sintaxe visual e da Gestalt do objeto. Além dos elementos de composição visual, destacam-se na análise da capa a representação do monstro Cthulhu, uma das figuras centrais da obra de H. P. Lovecraft, e da organização racista estadunidense Ku Klux Klan. O trabalho mostra que a escolha dos elementos visuais, sua combinação e sua disposição no layout interferem na produção de sentidos, que no caso analisado remetem tanto aos monstros imaginários, que habitam os relatos míticos e os sonhos, quanto aos monstros reais da segregação e do racismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José de Souza Muniz Jr., Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Professor do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG. Colíder do Grupo de Pesquisa  Comunica: Inscrições Linguísticas na Comunicação (UFSCar/CNPq). Doutor em Sociologia, mestre em Ciências da Comunicação e bacharel em Comunicação Social - Editoração pela Universidade de São Paulo (USP).

Rafaela Alfaia Cerqueira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Graduada em Letras - Tecnologias da Edição pelo CEFET-MG, Comunicação Social – Gestão Integrada (Publicidade e Propaganda) pela PUC Minas e Tecnologia em Design Gráfico pela UNA. Pós-graduada em Desenvolvimento de Sistemas para Web pelo IEC – PUC Minas.

Downloads

Publicado

18-12-2025

Como Citar

de Souza Muniz Jr., J., & Alfaia Cerqueira, R. (2025). ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO VISUAL DA CAPA DO LIVRO TERRITÓRIO LOVECRAFT E SUAS RELAÇÕES TRANSTEXTUAIS. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 19(2), 001–020. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/12419