GERAÇÃO OU GENERALIZAÇÃO?

UMA (DES)CONSTRUÇÃO DO CONCEITO GERACIONAL NA COMUNICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n1p039-061

Resumo

Os recortes geracionais são usados para dividir a sociedade em grupos desde o período pós-guerra. Este conceito é usado de forma recorrente como método para mapear tendências, e, também, como base para que marcas criem as suas estratégias de comunicação. Com base neste contexto, o artigo tem como objetivo investigar e analisar a percepção de profissionais que atuam na área de comunicação sobre o uso destes recortes para parametrizar e compreender o público-alvo para o desenvolvimento de campanhas de marcas. Para atender a este objetivo, adotou-se o método exploratório e descritivo; como procedimento técnico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de quatro entrevistas com profissionais de comunicação. Por meio da amostra, identificou-se que, isolado, o conceito de gerações é frágil para compreender totalmente um público. Se este for o único dado levado em consideração, pode apresentar distorções, mostrando-se incerto para uma real compreensão do comportamento do público que a marca deseja se relacionar. Ficou evidenciado que a proposta dos recortes geracionais é representar um grande grupo de pessoas nascidas na mesma época; no entanto, em muitas situações, as gerações podem resultar na criação de estereótipos que não refletem todas as nuances comportamentais existentes na sociedade atual, uma vez que a classificação das gerações baseia-se em generalizações.

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Biografia do Autor

Manuela Machado, Universidade Feevale

Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Simone Carvalho da Rosa, Universidade Feevale

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, mestra em Indústria Criativa, bacharela em Publicidade e Propaganda. Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural. Professor no Curso Superior em Publicidade e Propaganda e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855.

  

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Publicado

01-06-2024

Como Citar

Machado, M., Rosa, S. C. da, & Barth, M. (2024). GERAÇÃO OU GENERALIZAÇÃO? UMA (DES)CONSTRUÇÃO DO CONCEITO GERACIONAL NA COMUNICAÇÃO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 18(1), 039–061. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n1p039-061