ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: A LITERATURA DE AUTORIA FEMININA ALAGOINHENSE TECENDO SIGNOS DE INDEPENDÊNCIA

Autores

  • GISLENE ALVES DA SILVA Universidade Federal da Bahia
  • Jailma dos Santos Pedreira Moreira Universidade do Estado da Bahia
  • Maria José de Oliveira Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Vanessa Silva Paz Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n3p020-037

Resumo

Trata-se de uma reflexão sobre a literatura de autoria feminina de Alagoinhas (BA). Sendo assim, buscamos trazer para cena algumas escritoras e suas produções, acompanhadas de uma discussão sobre o que tratam seus textos, aqui recortados, e como estas mulheres tem feito para produzir e dar visibilidade a seus escritos. Aliado a tudo isso perpassa um debate sobre nossa independência, aproveitando o trabalho com a palavra desenvolvido por cada escritora estudada e seu processo de produção-publicação. Para tanto, como dissemos, elegemos algumas escritoras alagoinhenses e recortes de sua produção, bem como consideramos pesquisas feitas sobre a temática e outros estudos condizentes. Nesse sentido, destacamos algumas autoras que nos ajudam na reflexão, como Schmidt (2017), Alves (2005) Lugones (2020), Santiago (2020), entre outras. Por fim, percebemos que as escritoras alagoinhenses se apropriaram da palavra e tem nos ajudado a refletir sobre formas de aprisionamento da nossa vida, bem como indicam signos de resistência que nos levam a pensar sobre a nossa real independência. Tal trabalho, construído em forma de parceria, sem contar com políticas mais específicas e sistemáticas apontam demandas e caminhos tecidos na e com a literatura, retomando memórias, histórias, outras perspectivas contra um capital-patriarcal-racista-colonial e em prol de uma reexistência.

Palavras-chave: Literatura. Produção feminina. Independência. Re-existência

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GISLENE ALVES DA SILVA, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (UFBA, 2018). Mestra em Crítica Cultural (UNEB, 2015/ bolsista CAPES), desenvolve pesquisa sobre corpo e escrita feminina. Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2012). Bolsista de Iniciação Científica do programa PIBIC e FAPESB no período de 2009 a 2011. Tem experiência na área de Letras - bem como na área de editoração e normalização de publicações científicas - atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, historiografias-coletâneas, subalternidade, (re) leitura e escritoras, escritas de si, escrita feminina, autobiografia, autoficção, (auto) formação, corpo.

Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Universidade do Estado da Bahia

possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (1996), uma Especialização em Texto e gramática pela Universidade estadual de Feira de Santana - UEFS- em convênio com a UNICAMP (1999), outra em Estudos Literários pela UNEB (2000), Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2003) e Doutorado também na área de Letras nesta ultima universidade (2008). Concluiu pós doutorado em Letras - metacrítica feminista\Políticas públicas para a literatura feminina- na UFMG(2015). É professora -classe adjunto- da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, subjetividade, micropolítica, gênero e crítica cultural feminista.

Maria José de Oliveira Santos, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/1992), especialização em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/1995) e mestrado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) 2001). Atualmente é professora da Faculdade Santíssimo Sacramento e professora aposentada da UNEB/CAMPUS II. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Críticos, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura baiana e alagoinhense, cultura, gênero, memória, autobiografia e identidade.

Vanessa Silva Paz, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda (2022) no Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia, Campus ll, Alagoinhas-Bahia e pesquisa Literatura de autoria feminina contemporânea da região Litoral Norte e Agreste Baiano sob orientação da Profa. Dra. Jailma dos Santos Pedreira Moreira (UNEB). Graduada no curso de Licenciatura em Letras, Língua Francesa e Literaturas na Universidade do Estado da Bahia, campus II, Alagoinhas em 2019.1. Foi bolsista de Iniciação Científica entre os anos de 2015 e 2018 ( FAPESB/PIBIC/CNPQ) com o projeto de pesquisa sobre Literatura Angolana destinada ao público infanto-juvenil contemporâneo sendo orientada pela Professora Doutora Maria Anória de Jesus Oliveira. Pesquisou literatura erótica/pornográfica e defendeu seu trabalho de conclusão de curso em 2017 sob título "O Eros Libertador: A literatura de Anaïs Nin através do estudo da obra Uma Espiã na Casa do Amor sob orientação da Profa. Doutora Maria Clara da Silva Ramos Carneiro. Aspirante na escrita de poesia e contos eróticos. Participa da Antologia Poética Internacional Vol. IV (2019) da Editora Cogito, bem como da 2ª edição de Kama - Contos e poesias eróticos (2021), da coletânea de contos de terror escrito por mulheres da Editora Desdêmona em Coven (2020). Está como articuladora cultural e poeta na Antologia Bardos Baianos - Litoral Norte e Agreste Baiano pela Editora Cogito.

Downloads

Publicado

12-12-2023

Edição

Seção

Artigos