OLHARES EM FOCO: A LINGUAGEM DO CINEMA COMO POSSIBILIDADES OUTRAS NA PANDEMIA
Resumo
O trabalho apresenta a proposta de uma eletiva de artes no tema “Olhares em foco: cinema na escola” e o relato sobre a prática docente em duas edições consecutivas desta eletiva realizada em uma escola pública de Rio Branco/Acre, para alunos e alunas da primeira série do “novo” ensino médio, como forma de promover a reflexão crítica da realidade através da experiência do cinema. São tecidas algumas discussões acerca do papel do cinema na sociedade, a linguagem artística como viabilizadora de humanidades e a articulação entre cinema, escola, currículo e formação. Como resultado, destacamos a eletiva e as obras produzidas pelos estudantes. Ao final, apontamos que é possível considerar a linguagem do cinema como uma ferramenta que destaca as dimensões estéticas das obras, os atravessamentos culturais e artísticos como construção criativa e reflexiva na escola de educação básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.