QUANDO SER JORNALISTA ESTÁ ACIMA DE SER MULHER: NOTAS SOBRE A ATUAÇÃO FEMININA NO TELEJORNALISMO ESPORTIVO DE IMPERATRIZ (MA) - BRASIL
Resumo
Este é um estudo sobre a desigualdade de gênero enfrentada por mulheres jornalistas em coberturas de pautas esportivas, pois essa ainda é uma área de atuação profissional hostil à presença de mulheres. Realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, com pesquisa de campo, na qual entrevistamos jornalistas de televisão da cidade Imperatriz, no Maranhão, com o objetivo de analisar o discurso dessas mulheres sobre seu trabalho na cobertura de pautas da editoria de esporte. Os dados coletados foram analisados utilizando os aportes da Análise de Discurso Crítica e revelaram que as profissionais constroem um discurso que evidencia sua competência profissional, mas realiza um apagamento da sua identidade como mulher.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.